terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Road Trip, parte I

O Plano da viagem havia mudado muitas vezes. As datas nao batiam, o ervilhão estava com a sua reforma atrasada (estavamos com ele desde setembro), e algumas peças impossiveis de achar (como a tal ‘camisa’ http://fuscologia.com.br/site/?p=433). Alem disso, nosso companheiro de viagem, o Lionel, nao dava noticias e nem sabia quando chegaria.
Mas nòs (eu e a Bruna, minha noiva) estavamos animados. Queriamos passar um mes na praia, so farofando...
A partir do dia 15 de dezembro, 2010, as coisas foram clareando. A retifica do motor terminou, parte eletrica OK, radinho instalado, varios polimentos pra tentar ressuscitar um pouco do brilho perdido por anos de garagem (a historia do Ervilhão vai ser contada depois). Lionel tava chegando e nos entrando de ferias.
De fato, partir ainda em dezembro foi um pouco arriscado, uma vez que tive so uma semana pra ‘testar’ o fusca-bala. Ainda assim deu tempo do freio falhar (na praça da Assembleia!) e de trocar o cilindro-mestre antes de partir.
Tudo pronto, 19/12, domingo, arrumamos as malas e traçamos a rota original: São Mateus, sul da Bahia ate Itacare, e voltar pela 101 e 381, ou seja, o mesmo caminho.
Material: Duas barracas, isopor, colchão inflavel, sacos de dormir, rede, galão para gasosa extra, tres mochilas, travesseiros, roupa de cama, mais as ferramentas para o fusca (depois iremos detalhar o kit inseparavel para viajar num carro como esse; não e so arame e alicate, não!). Como tudo isso coube? Historia pra outro post.
Segunda, 20/12, quatro e meia da manhã (melhor horario pra sair), partimos. Cristiano Machado, Anel...
Fazia exatamente um ano que não pegava a estrada com um fusca. Depois da venda do meu outro, o Trovão Azul, acho que fiquei um pouco traumatizado. Foi uma emoção grande, dar uma acelerada, no meio da madroga ainda, ouvindo um Milionario e Ze Rico, fumando um paioso...
Mas o momento de reflexividade passou rapido, quando entramos na 381, a rodovia da morte. Aquela ali e cabulosa. Poucos lugares me dão medo como ali. Talvez so o viaduto das almas, que passo fazendo o sinal da cruz e rezando. Ja de cara, so pra não perder o habito, uma kombi quase causa um acidente: ultrapassagem em local proibido. O que tem de fdp imprudente nessas estradas e fora do comum!
Duas horas depois, Nova Era, onde o transito ja começa a ficar bom, desde que voce não pegue a 262 pra guarapari (farofeiro!). Mais tres horinhas, Ipatinga, depois Valadolares, almoço em Mantena, ja na divisa. Ja no ES, a estrada e mais velhinha, com muitas curvas, mas deserta. Passam-se vilarejos, depois uma cidade maiorzinha, Nova Venecia, e pronto. 17h ja estavamos tomando a primeira Brahma no mar...
Portanto 13h de viagem. As pessoas dizem: “que que e isso? Onde ja se viu chegar na praia depois de um dia inteiro? Não tem o menor cabimento viajar num carro assim...” Eu não estou aqui so para defender o fuscaa, que, alias, tem inumeros defeitos, e é, certamente, um carro completamente obsoleto para este seculo. Mas a diferença entre amigos que viajam num volks (ou outro carro velho) e outros que viajam a 120, 140 kms/h não esta nos carros, mas num modo de enxergar a propria viagem, e consequentemente, a vida. Existem ritmos diferentes, perspectivas diferentes, vontades diferentes. Se voce não reduz tudo: velocidade, trabalho, stress, preocupação, risco, voce não vai descansar. Hoje, as pessoas viajam, (para a praia, por exemplo) vivem la seu ritmo belorizontino, voltam e dizem: “nossa, to morta!” Estranho, não?
381 e nos trancando...

3 comentários:

  1. Legal Vitor, estamos precisando de blogs que relate mais as viagens de Fusca, parabéns pela iniciativa, vamos somar na cultura volkswagem...
    Obrigado por adicionar, vou lhe adicionando por aqui também!!

    abraço

    Henrique/FDR

    ResponderExcluir
  2. Ola Vitor,
    Parabens pelo blog,gostei da historia da viagem.
    Conte-nos tudo,todos os detalhes,pois como ainda
    não posso viajar no meu Fusca,viajo nos Fuscas
    viajantes....(pelo seu mapa,parece que vc passou
    na minha terrinha natal... Araçuai)
    Abr
    Magid

    ResponderExcluir
  3. Vitor,

    Gostei demais de seu blog e seus relatos de viagens... esta convidado para fazer parte de nossa turma nas viagens por Minas, e porque não pelo Brasil

    Conheça nossas viagens: www.equipebora.com.br

    Abraço!

    ResponderExcluir