sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conceição de Mato Dentro, Junho de 2009

Dando uma geral nas minhas fotos antigas aqui acabei achando algumas de uma viagem mais antiga que fiz junto com a Bruna (e na verdade foi a primeira de muitas!) a Conceição do Mato Dentro no feriado de Corpus Cristi de 2009. Foi um fim de semana prolongado, total de quatro dias. Acho que, pra quem mora na região metropolitana de BH, não precisa mais do que isso não. conceição é uma cidade bonitinha, mas as principais atrações estão nas adjacências, por isso acho que ir de carro facilita muito, uma vez que não ha tanto turismo na região. Bom, vamos sistematizar as informações para ajudar quem quiser dar um pulo la...

Estrada


A Estrada para Conceição é muito tranquila. E a MG10, que da acesso também ao aeroporto internacional de Confins e a Serra do Cipo. A pista é simples a partir de Lagoa Santa, mas o asfalto estava bom. Em épocas de feriado e fim de semana a estrada fica um pouco cheia até a Serra do Cipo, mas depois que você sobe a Serra, fica quase vazia, e é linda la em cima, tenho certeza que você ira parar para tirar muitas fotos. Atenção aos fusqueiros e outros amantes de velharias: é bom dar uma geral nos freios antes de ir porque a região tem muitas subidas/descidas fortes. E - sobretudo - usar e abusar do freio-motor!
Total BH-Conceição: 150km, que, de fusca, fiz em quatro horas, com parada para café na serra e muitas fotos!

Atrações


A cidade de Conceição do Mato Dentro vale uma tarde de caminhada, não mais. é muito simpática, mas o patrimônio histórico esta um pouco decadente. Mas a simpatia é total e o clima de "interior de Minas" é muito bom. A noite a boa é comer o (mundialmente famoso) PASTEL DE ANGU num dos restaurantes da cidade. Ha uma disputa entre Conceição e Itabirito pela originalidade do pastel. E nessas duas cidades é possível achar um melhor que o outro.
No domingo rola uma feira no MERCADO MUNICIPAL. Vale a pena dar uma olhada também, comprar um queijim, toma uma pinguinha.... Sabe como é...

Mas as maiores atrações são naturais: a extraordinária cachoeira do TABULEIRO, com quase 200 m de altura, e diversas outras, como a cachoeira do RABO-DE-CAVALO, ou o Cânion do Peixe Tolo.
Além disso ha alguns lugares com pinturas rupestres.
Geralmente a programação é a seguinte: Você acorda, toma café, pega o carro e procura uma cachoeira. Todas são bem sinalizadas, alias todo o circuito de cachoeiras e outras atrações é muito bem sinalizado, mas geralmente tudo é longe, 30, 40 km de estrada de terra... Em época de chuva, só fusca ou jeep, OK?

Alojamento


Recomendamos fortemente a POUSADA DO HOMERO. Fica ao lado do Mercado Municipal. Mas atenção, essa pousada não tem placa porque o Homero não gosta de muita gente, por isso, chegando na cidade você pergunta onde é a pousada dele e vai. Super gente fina, com preço bom, num casarão antigo style e um café da manhã extraordinário, servido nas louças antigas da avo dele. Peça rara, você vai gostar do Homero.

Fotos


Descendo a Serra

No caminho para Conceição




Pousada do Homero



Pinturas Rupestres


Tabuleiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário