Entre 26 de dezembro de 2009 e 3 de janeiro de 2010 fiz a minha ultima viagem com o « Trovão Azul”, meu fuscão 71, azul diamante. Saimos eu e a Bruna, de Belo Horizonte e fomos visitar uma grande amiga na cidade de São Mateus, no norte do Espirito Santo. Além dessa cidade, visitamos outros lugares no entorno, que realmente valem a viagem, mas vamos sistematizar as informações, para que estas lhes sejam uteis.
Estrada
[Até Nova Era]
A rota entre BH e São Mateus é a 381, também conhecida como rodovia da morte em seu trecho de serra, entre BH e Nova Era. E, de fato, um trecho perigosissimo, que concentra muito trânsito numa região rica em mineração, bastante povoada e que também é a principal saida dos belorizontinos para as praias do ES. Para quem nunca passou por la, o trecho é considerado o mais perigoso do pais (ha controvérsias) e da medo. A partir de São Paulo e RJ, o acesso pode ser feito pela 101, muito carregada, mas mais segura.
Na 381, até Nova Era ou Monlevade, é fundamental seguir a sinalização e respeitar de verdade os limites de velocidade para chegar vivo ao fim do trecho. O principal problema do trecho é a imprudência de caminhoneiros e motoristas que colocam as vidas alheias em risco. Como passamos este trecho de madrugada (saimos as 5h) a situação é um pouco melhor, uma vez que a maioria dos motoristas neste horario é profissional. Recomenda-se bons farois (na época, havia instalado relés de 100 w no carro), e revisão total no sistema de freios, pois o trecho é de serra. Além disso, ha neblina todo o dia.
[Até Valadares]
A partir de Nova Era, a estrada se bifurca, em quem vai para as praias mais conhecidas do ES pega a 262, destino Guarapari e adjacências. A 381 continua, em pista dupla e mais vazia rumo a Ipatinga e Valadolares.
[ES]
Apos Valadares, a rodovia se torna pista simples e passa por região muito bonita e pouco habitada. Passam-se varias cidadezinhas até chegar em Nova Venécia ES, que é grande. A partir dai ja esta pertinho. Entre BH e São Mateus são 604 km, que fizemos em 12h, com parada caprichada para almoço e fotos.
Norte do ES |
Divisa MG-ES |
[Turismo]
Não ha muito o que ver em São Mateus, fora um centro historico bastante disperso pela cidade. Vale a pena abastecer ai e fazer comprar para farofar em Guriri, ha 7km da cidade. Esta praia é urbana, e muito simpatica e movimentada. Nos ficamos em casa de amigos, mas há muitas pousadas, com preços razoáveis.
Guriri |
Projeto Tamar em Guriri |
Depois visitamos outra praia ha 10 km de Guriri, chamada Barra Nova, que na verdade é a foz de um rio. O lugar é uma delicia, com bares debaixo de grandes árvores, ideal para crianças, pois não há ondas.
Barra Nova |
Barra Nova |
Em 31 de dezembro fomos as Dunas de Itaunas, distantes 40 km de São Mateus, acessiveis pela 101, ja perto da divisa com a Bahia. Ai era a cereja do bolo. Lugar maravilhoso, mas com pouquissima estrutura. Há poucas pousadas, e uma boa opção é o camping. Como era reveillon e a vila estava cheia, dormimos na enorme praça do vilarejo. Pra quem gosta de praias selvagens, dunas, forro (la é a capital mundial) e chiboquinha (cachaça local) é um prato cheio, altamente recomendavel.
A volta foi melancólica, com direito a enorme engarrafamento na chegada da cidade.
Lenda... |
Parabéns pelo Blog e pelas viagens!!!
ResponderExcluirRecentemente eu fiz uma grande viagem também http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,46945.0.html
E meu proximo desafio é ir à MG, passando por Uberaba - Belo Horizonte e Mirai, cruzar o glorioso Estado do ouro de oeste a leste!!!
Muito bacana teu blog
tá aí um cara que sabe aproveitar a vida, parabéns !
ResponderExcluir