terça-feira, 7 de junho de 2011

Dossiê: Porsche 356 - O Irmão Bravo do Fusca



Porsche 356 é o nome de uma linha de automóveis produzidos de 1948 até 1965, e é considerado o primeiro carro produzido pela Porsche. “356” faz alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design Porsche. Apesar da marca Porsche estar intimamente relacionada ao modelo 911, esses modelos dos primeiros anos da Porsche são muito valorizados hoje em dia, não necessariamente pelo seu desempenho ou esportividade, mas por sua raridade, beleza e valor histórico. Modelos bem conservados, sobretudo conversíveis, podem facilmente atingir cifras além dos 150.000,00 dólares. Em 2004, a revista Sports Car International elegeu o 356C o 10° melhor carro na sua lista dos melhores da década de 60. Hoje este item de colecionador mantém seu status de carro que resistiu ao teste do tempo, e a maior parte deles ainda roda em ótimo estado. Embora a princípio muito parecido com as derivações do Volkswagen Fusca que surgiram no pós-guerra, o 356 pavimentou o caminho para a formação da marca como é hoje, servindo de base para o desenho do 911, e definindo o paradigma do que se conhece por "Porsche" atualmente. Poucas unidades foram trazidas para o Brasil, e o modelo gerou um certo mercado para réplicas de fibra, sobretudo na época da proibição das importações, durante a ditadura.

Um Pouco de Historia
A história do 356 se confunde com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do Volkswagen Fusca do pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último - Dr.Ferdinand Porshe, seu filho Ferry e o projetista austríaco Erwin Komenda.
Existe uma certa controvérsia quanto ao fato deste ser mesmo o primeiro modelo da fábrica. O protótipo foi precedido pelo similar Porsche 64 (também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda Guerra, porém tal veículo na verdade foi uma modificação do Fusca pré-guerra encomendada à Ferdnand Porsche pela própria Volkswagen, construído para uma corrida específica na Italia. É evidente que o desenho inspirou diretamente o primeiro protótipo do 356 (um modelo "spider" com motor central, adequadamente conhcido como "Number 1"). Sua condição de "Fusca modificado", entretanto, torna difícil classificá-lo como um produto da empresa que hoje conhecemos como Porsche.
Na verdade, o Fusca e o Porsche compartilham mais coisas além da origem. Como dito anteriormente, o conceito do Porsche 356 foi criado por Ferdinand "Ferry" Porsche e desenhado porErwin Komenda, ambos figuras muito importantes no desenvolvimento da firma Volkswagen. Naturalmente, muitos detalhes do projeto tiveram uma fonte em comum.
Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche decidiu concretizar o sonho de um fábrica de automóveis que levasse o nome da família (apesar do envolvimento do escritório de design Porsche, a Volkswagen pertencia ao governo alemão). Sua idéia original era construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós guerra forçaram o uso de peças do Fusca (motor, transmissão, etc.). Então, em 1947, os trabalhos começaram, com a construção de um molde de madeira onde foram marteladas placas de alumínio, dando forma ao primeiro protótipo, um modelo "spider" (sem capota e com dois lugares) prateado, com motor central.
Após o protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de alumínio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como "Coupés Gmünd" (cidade na qual a firma originalmente se instalara). Brevemente se iniciaria a produção do modelo com carroceria em aço, que gradualmente evoluiu durante os anos em carroceria (coupé, roadster, conversível) e motor (do 1.1 original até o 2.0). Aposentado em 1965, modelos bem conservados do 356 podem atingir preços bem altos hoje em dia.
Várias modificações marcaram os 27 anos de produção do 356. Existiram quatro modelos principais (seis, se contarmos separados o protótipo e a série Gmünd), além de algumas séries especiais.
Detalhes Mecanicos
Porsche 356:1100130015001500 S
Motor: 4-cilindros-Boxer (Viertakt)
Cilindrada: 1086 cm³1286 cm³1488 cm³1488 cm³
Bohrung x Hub: 73,5 x 64 mm80 x 64 mm80 x 74 mm80 x 74 mm
Potência: 29,4 kW (40 PS)32,4 kW (44 PS)40,5 kW (55 PS)51,5 kW (70 PS)
Rotações por minuto: 4000400044005000
Tórque máximo/RPM: 71,5 Nm à 2800 RPM83 à 2500 RPM108 à 2800 RPM110 à 3600 RPM
Taxa de Compressão: 7,0 : 16,5 : 16,8 : 18,2 : 1
Comando de válvulas: Tuchos e Balancins (virabequim)
Arrefecimento: Refrigeração a ar (ventoinha)
Transmissão: Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual
Suspensão dianteia: Kurbellenkerachse (VW)
Suspensão traseira: Pendelachse mit Längsschubstreben
Federung: querliegende Drehstäbe
Carroceria: Monobloco de aço estampado, mit Bodengruppe fest verbunden
Eixos dianteiro/traseiro: 1290/1250 mm
Entreeixos: 2100 mm
Comprimento: 3950 mm
Peso: Coupé 810 kg – Cabriolet 830 kg
Velocidade máxima: 140 km/h145 km/h155 km/h170 km/h

Ve-se no video abaixo que, apesar da semelhança com os motores Volks, o 356 podia obter até 150 CV de potência, graças a seu comando de valvulas mais avançado e um sistema de carburação e escapamento mais sofisticado.


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