quinta-feira, 10 de março de 2011

Mais Um Carnaval de Sangue!

Ola amigos,

Ha tempos venho refletindo sobre este assunto, que é tão importante, sobretudo para aqueles que, como eu, pegam as estradas brasileiras com frequencia.
O tema é o que eu vou chamar de "banho de sangue".

Como muitos dos que aqui visitam sabem, sou sociologo, mas aqui gostaria somente de compartilhar algumas reflexões ate muito pessoais sobre os acidentes de trânsito.

Primeiramente vamos refletir um pouco sobre essa noticia, bem batida:

Número de mortos por acidentes no Carnaval é o mais alto em 5 anos

Pelo menos 189 pessoas morreram em 3.566 acidentes de trânsito registrados nas estradas federais do Brasil durante o feriado do Carnaval, o que transformou as festas de 2011 nas mais trágicas dos últimos cinco anos, conforme um balanço parcial divulgado nesta quarta-feira pela Polícia Rodoviária Federal.
Além das 189 vítimas mortais, 2.152 pessoas sofreram ferimentos em acidentes registrados entre a madrugada de sexta-feira passada e hoje, quando o Quarta-Feira de Cinzas encerra o Carnaval.
Os números superam os do ano passado, quando, em 3.233 acidentes registrados durante seis dias de Carnaval, 143 pessoas morreram e 1.912 ficaram feridas.
O número de mortos deste ano também supera os 145 registrados de 2007, que era até agora o mais violento nas estradas. fonte




O que realmente me assuta são esses numeros que ninguem leva a serio: perai... 189 pessoas durante um feriado? 3233 acidentes? Ora, isso é mais que paises inteiros sofrem em um ano inteiro! Alias, nosso numero de acidentes por ano é aproximadamente igual (50.000 - nossos numeros não são confiaveis) à União Europeia, que conta com uma população três vezes maior que o Brasil. fonte

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Em primeiro lugar gostaria de observar que nos enganam. Quando as estatisticas do carnaval, por exemplo, são divulgadas, o são de maneira parcial. Exemplo: 189 mortes nas rodovias federais. Ora, cara palida, se eu morrer no caminho da serra do Cipo, morro numm rodovia estadual, MG10, e não entro na estatistica? Se fizessemos uma continha pequena, embora não existam estatisticas, fica facil ver porque nos escondem os numeros:

Dividindo 189 mortes por 26 estados chega-se a 7.2 mortes por estado (atenção, isso é uma simplificação grosseira). Considerando que cada estado tem (mais ou menos) a mesma quantidade de rodovias estaduais e federais (além das pequenas estradinhas vicinais, que matam muito também...), poderiamos chegar a 14 mortes por estado (7 estaduais e 7 federais), no fim das contas, 363 mortes (total Brasil), quase o dobro...

Esclarecida a farsa das estatisticas, prossigamos.

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Como causas dos acidentes de transito no Brasil, garimpando um pouco na internet (atenção, isso não é nenhuma teoria, so uma serie de reflexões), chegamos a variaveis interessantes:
  1. 99% dos acidentes são causados por falha humana. fonte (ai vem uns feladaputa dizer que fuscas e caminhões velhos causam acidentes! fonte)
  2. Dentre os acidentes de transito, podemos dividir praticamente todos segundo o tipo de conduta "causadora" do acidente: (fonte)
    1. Ultrapassagem em local proibido (resulta em colisões frontais - caixão fechado);
    2. Excesso de velocidade (capotamentos e outras colisões).
Não é tão facil entender porque o motorista brasileiro é tão imprudente. Teve até um fascista catarinense que pos a culpa dos acidentes nos pobres que dirigem! fonte
A questão talvez seja consciência. Consciência não depende de riqueza ou pobreza. é como gosto: ou você tem, ou não tem.

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Outra questão interessante é a postura estranha do governo. Por um lado, cada vez mais nossas estradas melhoram (Lulinha investiu 27 bi em estradas, enquanto o bundão do FHC, 4 bi fonte), Pesquisa da CNT mostra que 73% das rodovias são avaliadas entre "otimo" e "regular". Definitivamente, a culpa não é das estradas... Mas consertar estradas é mais barato que consertar pessoas...

Por outro lado, Nunca se produziu e vendeu tanto carro no pais (fonte). Talvez estejamos sozinhos num mundo onde todos os governos sensatos fazem todos os esforços para reduzir o numero de carros. O que ja é uma tendência na Europa. As contas são simples: menos carros, menos acidentes (em paises ricos); mais carros, menos acidentes (em paises pobres, mas sérios); mais carros, mais acidentes (no Brasil). fonte

Bom, acho que ja escrevi demais... Pra mim o problema não é a estrada, o carro, não é o carnaval: são as pessoas.

Links legais:

http://charlessintac.blogspot.com/2009/01/acorda-brasil.html

http://www.jornalopcao.com.br/colunas/carta-da-europa/a-europa-e-o-transito-uma-historia-de-sucesso (pra quem gosta de estatistica)

http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/cnt-divulga-pesquisa-de-rodovias-2010.html

http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/cesvi-brasil-lanca-levantamento-e-analise-sobre-mortes-em-acidentes-de-transito-no-pais.html

http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html

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